A cada ano novo, muitas pessoas incluem na lista de metas fazer um check up médico. E isso é ótimo, se for realmente colocado em prática e realizado corretamente.

Porém, antes de consultar um médico, surge a seguinte dúvida: quais exames fazer? Para responder ao questionamento, fizemos este artigo. Serão abordados os exames mais importantes e as especificidades para homens e mulheres.

Leia até o final para descobrir quais exames devem ser feitos anualmente!

Check up médico: o que é

A expressão check up, traduzida livremente, significa checar. No caso do check up médico, pode-se definir como a checagem da saúde de um indivíduo por meio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

São exames realizados com periodicidade anual. O principal objetivo é analisar as condições de saúde de uma pessoa ou diagnosticar precocemente doenças que ainda não tenham apresentados sintomas. Em resumo, é uma avaliação médica que busca ser o mais completa possível.

É importante ressaltar que cada paciente é único, por isso o médico responsável solicitará os exames que considera ser mais adequados com base na faixa etária, sexo, histórico familiar e de doenças.

Listamos, abaixo, tudo que precisa ser avaliado ou realizado em um check up médico completo. Confira:

  • Análises clínicas;
  • Avaliações laboratoriais de sangue, fezes e urina;
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação imunológica, para checagem de vacinas;
  • Exames cardiológicos;
  • Exames respiratórios;
  • Exames oftalmológicos;
  • Exames de imagem para áreas diversas;
  • Exames de mama e colo de útero;
  • Exames urológicos.

Check up médico: por que fazer

Diante da definição do check up, já é possível imaginar sua importância, correto? Esse tipo de avaliação é uma forma de prevenção e autocuidado, pois, ao realizá-lo, o paciente e o médico terão consciência da realidade do corpo.

Portanto, fazer o check up médico é indispensável para garantir que está tudo bem. E, caso não estiver, tomar as medidas necessárias o mais rápido possível. 

Afinal, o quanto antes doenças forem detectadas, mais simples e eficaz é o tratamento. Lembre-se do ditado popular: prevenir é melhor do que remediar.

É comum que médicos e especialistas da área da saúde sejam consultados apenas quando há a manifestação de doenças. No entanto, o comportamento ideal é outro. Deve-se, pelo menos uma vez ao ano, procurar um clínico para realizar os exames imprescindíveis do check up.

Descubra abaixo quais são os exames mais pedidos no check up médico!

Powered by Rock Convert

Check up médico: exames para todos

São os exames gerais, pedidos na maioria dos casos por serem capazes de identificar diversas doenças ou alterações. Confira os principais:

Exames de fezes e urina

São os pedidos mais básicos feitos por um médico, e mesmo assim apontam diversos fatores da saúde de uma pessoa. O próprio paciente recolhe a amostra dos materiais em recipientes específicos e esterilizados que serão levados para análise laboratorial.

Por meio destes testes, são identificados excesso ou falta de diversas substâncias, indicando alterações que precisam ser tratadas. Algumas doenças que podem ser identificadas são: infecções urinárias, diabetes, anemias e cânceres.

Hemograma Completo

Popularmente conhecido como exame de sangue, o hemograma está entre os testes mais solicitados por profissionais da medicina. Sua principal função é analisar a quantidade e qualidade dos glóbulos vermelhos e brancos (hemácias e leucócitos, respectivamente) e plaquetas presentes no sangue.

O material para análise é colhido por meio de agulha e tubo para coleta de sangue. Com o teste, é possível identificar leucemia, anemia, níveis de glicemia e colesterol, doenças no sistema imune, entre outros.

Eletrocardiograma e Ecocardiograma

Ambos são exames próprios para analisar as condições do coração. Esses testes são solicitados, principalmente, a partir dos 40 anos de idade. Em geral, identificam doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.

Teste Ergométrico

Mais um exame com foco no funcionamento do coração, afinal, toda atenção é pouca para esse órgão. Chamado de teste de esforço, o exame consiste em andar numa esteira com eletrodos espalhados pelo corpo, para avaliar o sistema cardiovascular.

A partir do teste ergométrico é possível apontar o risco de infarto de um indivíduo, diagnosticar doença arterial coronariana, entre outras.

Teste de Pressão Arterial

pressão arterial pode ser aferida de várias formas, com uso de aparelhos digitais ou esfigmomanômetro. O acompanhamento da pressão previne riscos de infarto, derrame e detecta hipertensão.

Check up médico: exames para mulheres

Ao realizar o check up médico, as mulheres terão que realizar exames ginecológicos específicos. Isso porque algumas doenças atingem apenas o grupo do sexo feminino. Confira a lista de quais são eles:

  • Preventivo (Papanicolau): é um teste a ser feito a partir dos 18 anos ou no início da vida sexual. Tem como objetivo detectar infecções e doenças nos órgãos genitais, e prevenção de câncer no colo do útero.
  • Ultrassonografia transvaginal: exame diagnóstico de imagem para prevenção e diagnósticos relacionado ao aparelho reprodutivo. É capaz de identificar cistos, miomas, endometriose, tumores, sangramentos e causas para alterações menstruais.
  • Mamografia: exame de imagem realizado por um mamógrafo para detectar a presença de tumores malignos responsáveis pelo câncer de mama. Em geral, é solicitado a partir dos 40 anos, mas o médico responsável pode fazer o pedido quando achar necessário.

Check up médico: exames para homens

Já os homens, a partir de 40 anos, devem realizar dois testes específicos. São eles:

  • Toque retal: é um teste clínico feito, geralmente, por um urologista para identificar se há alterações na próstata, por exemplo, o tamanho. O exame é rápido e não causa desconfortos.
  • Dosagem da enzima de PSA: esse tipo de teste é realizado por meio de exame de sangue específico, com objetivo de analisar os níveis de PSA – Antígeno Prostático Específico. É capaz de apontar inflamação ou câncer na próstata.